Inscreva-se


Curso de Relações Internacionais é selecionado para capacitação em Sistema Internacional de Proteção dos Direitos Humanos

O curso de Relações Internacionais da Unaerp foi um dos 35 contemplados na seleção da Conectas Direitos Humanos para a formação dos universitários multiplicadores da Revisão Periódica Universal do Brasil na ONU. No total, foram 105 candidaturas, de 19 estados brasileiros.


Fundada em setembro de 2001 em São Paulo, o Conectas Direitos Humanos é uma organização não governamental internacional, sem fins lucrativos que tem como missão promover a efetivação dos direitos humanos e do Estado Democrático de Direito, no Sul Global - África, América Latina e Ásia.

Os candidatos selecionados pela Organização receberão uma capacitação em Sistema Internacional de Proteção dos Direitos Humanos e serão instruídos sobre como replicar os aprendizados e o modelo de simulação em suas instituições de ensino.

De acordo com a coordenadora do curso de Relações Internacionais da Unaerp, Juliana de Paula Bigatao Puig, o objetivo dessa ação é reproduzir um modelo de simulação pautado na avaliação da situação de direitos humanos dos Estados-membros da ONU, bem como acompanhar a Revisão Periódica Universal (RPU) pela qual o Brasil passará em maio de 2017. A Revisão Periódica Universal acontece a cada quatro anos, quando os membros do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas são inspecionados acerca de possíveis violações dos pactos de direitos civis e sociais, e orientados através recomendações advindas da sociedade civil, organizações não governamentais e membros do Conselho.

A fase preparatória acontecerá no dia 11 de abril, terça-feira, das 16h às 18h, na sala 14H. Neste dia, serão discutidos o regime internacional de direitos humanos e o mecanismo de RPU. Em seguida, serão sorteadas as delegações participantes.

A simulação acontecerá no dia 05 de maio das 8h às 12h, na sala 23H.